Estamos entrando em uma calamidade pública que se chama dengue.
Um vírus que todos os anos aparece pelo o Brasil a fora, mas em 2010 entra como a maior epidemia dos últimos anos. Você sabe o que é dengue:
A dengue é uma infecciosa febril aguda causada por um vírus da familia Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti , também infectado pelo vírus.
A dengue é uma infecciosa febril aguda causada por um vírus da familia Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti , também infectado pelo vírus.
Atualmente a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo o Brasil travou uma guerra contra o tempo para combater esse mosquito, o Rio Grande do Sul estado que há quase 3 anos não tinha registos de casos de Dengue está diante de um novo surto epidêmico da doença onde ja foram notificados mais de 628 casos de pessoas infectadas sendo que 604 são de Ijui cidade que fica a cerca de 402 km de Porto Alegre, Embora o número de casos gaúchos seja pequeno em relação a outras regiões do país, o ressurgimento da dengue no Rio Grande do Sul preocupa o Ministério da Saúde porque, como não se trata de uma doença comum no Estado, a maioria da população não desenvolveu anticorpos contra o vírus.
O forte calor, combinado com um regime de chuvas que em algumas cidades trouxe nos últimos meses até três vezes mais precipitações em relação às médias históricas, favoreceu a reprodução do mosquito. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o Aedes aegypt já foi encontrado em 53 dos 496 municípios gaúchos. O Secretário Estadual da Saúde anunciou na ultima semana a criação do gabinete de enfrentamento a dengue.
Peço a toda nossa população que se una nessa batalha, não vamos deixar água parada no fundo do pátio, garrafas destampadas; aqueles pequenos cuidados que fazem tanta diferença. Todos juntos podemos combater esse vírus e ganhar essa batalha porque como estamos vendo a Dengue não é doença de estados mas distantes pelo contrario é uma doença que ja esta aqui pertinho por isso não vamos deixar nossa cidade ser mais um alvo desse mosquito fazendo nossa parte com certesa conseguiremos proteger a nós e as pessoas que amamos.
Sim! Nós podemos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário