terça-feira, 16 de agosto de 2011

MEIO AMBIENTE URGENTE

Por: Daiane Pazinato

Vivemos no imediatismo, explorando os recursos naturais sem a preocupação devida, extensões de florestas são devastadas e inúmeras espécies de animais são extintas.
É necessário compreender que existe um equilíbrio dinâmico entre todos os seres vivos, reconhecer que existe uma complexa inter-relação entre os organismos, e que todos participam do equilíbrio do planeta.
A visão errônea de dominação da natureza resultou no esgotamento dos recursos naturais, extinguindo a biodiversidade, poluindo o meio ambiente, por considerarem os bens naturais inesgotáveis.
Nos últimos anos, impôs-se a realidade da insuficiência planetária para dar conta do consumo atualmente existente, mas ainda hoje não existe um consenso comum na criação de políticas públicas para resolver a problemática da conservação ambiental, tão necessária para as futuras gerações e até mesmo as atuais.
A degradação ambiental é uma realidade e não existe solução simples para reverter tantos danos ambientais como desmatamentos, derramamentos de óleo no mar, acidentes nucleares, etc. Devemos todos trabalhar em conjunto para devolver a saúde ao planeta.  Vamos fazer cada um a nossa parte, mesmo que seja com atitudes simples como reciclar o lixo que produzimos, plantar árvores, usar produtos ambientalmente corretos, entregar as pilhas e baterias nos postos de coleta... São medidas individuais que aos poucos trazem resultados.
A adoção de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário